Segunda edição do Simpósio Regional de Juventude

Simpósio FacebookÉ com enorme satisfação que a Associação Vigiai apresenta a 2ª edição do Simpósio Regional de Juventude. O primeiro, realizado em 2015, foi algo novo e audacioso, mas também uma surpresa para nós. Ouvimos muitos elogios e também diversas sugestões. Tudo isso nos trouxe até aqui: um 2º simpósio maior e melhor!

Se você está chegando agora, a proposta deste evento é fomentar discussões de qualidade acerca do universo jovem. Espaço de reflexão para jovens e não jovens, universitários ou não, profissionais da educação, da saúde, ou de qualquer outra área que lide diariamente ou tenha interesse pelas juventudes brasileiras.

Neste ano, as inscrições são gratuitas e, para maior conforto de todos, obtivemos apoio do Senac São Carlos para a realização do evento em seu auditório.

Confira as palestras:

26/08 – 19:30 – “Juventude Ciborgue” – Profa. Dra. Shirlei Rezende Sales
Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, coordenadora da Linha de Pesquisa “Currículos, culturas e diferença”. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar, na mesma instituição. Possui doutorado em educação, vinculado à linha de pesquisa “Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos”. Membro do Observatório da Juventude da UFMG e do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG). É membro do Conselho Editorial do Periódico “Educação em Revista” e do Conselho Consultivo da Revista “Docência no Ensino Superior”. Tem experiência no campo educacional, com ênfase nas seguintes temáticas: currículo, cibercultura, práticas culturais, juventude, gênero, sexualidade, redes sociais digitais, política educacional, projeto político pedagógico e coordenação pedagógica.

27/08 – 09:30 – “Juventudes no mundo decolonial: dinâmicas e resistências a partir da experiência brasileira.” – Profa. Ms. Janira Sodré Miranda
É graduada em teologia e história, especialista em educação e mestre em ciências da religião pela UMESP. Doutoranda em História pela Universidade de Brasília. Atualmente é: Professora de Teoria da História e História da África do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro da PUC Goiás e Presidenta do Conselho Estadual de Igualdade Racial/Goiás.

27/08 – 14:00 – “Os direitos individuais e coletivos dos jovens: o que pode ser feito?” – Profa. Ms. Aline Batista Vicentim
Gestora de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura Municipal de São Paulo, Mestre em Direito Internacional com foco em Direitos Humanos pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais, IHEID, de Genebra. Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e Especialização em Direito Internacional(2010) na mesma instituição. Já atuou como colaboradora para o Alto Comissariado para Direitos Humanos da ONU, especificamente nos Comitês CEDAW e CRPD e como consultora de direitos humanos e políticas públicas do GAVVIS, projeto de extensão da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Direitos Humanos, Relações Internacionais, Diplomacia, Ciência Política, com ênfase em Política Internacional e Direito Internacional Público.

27/08 – 16:00 – Mesa Redonda: “Empreendedorismo Social” – Profa. Dra. Rita de Cássia Arruda Farjado e convidados.
Graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo- USP (1995). Possui Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1997) pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É mestre (2005) e doutora (2014) em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. Atualmente é docente no Instituto Federal de São Paulo – campus São Carlos, na área de Gestão.

27/08 – 18:00 – “É possível pensar uma teologia pública da juventude?” – Prof. Dr. Alex Villas Boas
Pós-doutor em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (Roma) com a pesquisa sobre “Elementos de uma Espiritualidade do Conflito: Análise sobre a concepção de Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola entre Karl Rahner e Hans Urs von Balthasar”. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor de Teologia na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Aveiro (Portugal). Editor da Teoliterária – Revista Brasileira de Literaturas e Teologias do Programa de Estudos Pós-graduados em Teologia da PUC SP. Coordenador da Sessão Temática de Religião, Arte e Literatura da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE). Vice Conselheiro do Regional São Paulo e Coordenador do Grupo de Trabalho de Religião, Arte e Literatura da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Vice-presidente da Associação Latino Americana de Literatura e Teologia (ALALITE). Vice-líder do LERTE – Grupo de Pesquisa em Literatura, Religião e Teologia da PUC-SP (2010), registrado no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM). Ainda como pesquisador atuou: no Centro Estudos Medievais Oriente e Ocidente, CEMOrOC da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), SOBRAL – Sociedade Brasileira de Logoterapia (desde 2006) na área de Logoterapia aplicada a Educação. Como Assessor Teológico é colaborador: do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Conferênica dos Religiosos do Brasil (CRB) e colaborador dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola no Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici e no Centro de Juventude e Vocações Anchietanum da da Companhia de Jesus, SJ. Assessor Teológico na Arquidiocese de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas através do formulário em www.vigiai.org.br/simposio.