Arte, cultura e juventude: a profissionalização da criatividade.

O que já vai ser bom acaba de ficar ainda melhor!

O 2º Simpósio Regional de Juventude tem o prazer de receber a Profa. Dra. Carla Regina Silva, Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutora em Educação pela UFSCar, que irá apresentar em primeira mão o programa “Arte, Cultura, Juventude e Empreendimentos Criativos” que foi desenvolvido pelo Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO) da UFSCar e teve como objetivo ampliar as possibilidades de participação juvenil por meio da arte e da cultura em processos de empreendimentos criativos voltados para a profissionalização e geração de renda.

O projeto foi financiado pelo Edital PROEXT 2014 da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, sendo coordenado pela Profa. Dra. Carla Regina Silva, professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. As principais metas foram mapear os programas, projetos, serviços e ações do município de São Carlos-SP a partir das atividades artísticas e culturais ofertadas para e/ou pela juventude; analisar o potencial de geração de renda e investir no processo de profissionalização dessas atividades, valorizando o protagonismo juvenil; e fomentar a rede cultural da cidade.

Vislumbrou-se o desenvolvimento de competências criativas e inovadoras, a qualificação profissional de jovens artistas com fins para a criação de empreendimentos criativos voltados para a geração de renda a partir de suas habilidades e interesses, promovendo impacto social, contribuindo no fomento das ações voltadas para arte a cultura e criando possibilidades para a juventude cujas demandas voltadas para o trabalho e educação são extremamente relevantes e urgentes.

Carla possui pós graduação lato sensu em saúde mental infanto-juvenil (UNESP) e em Gestão Cultural (SENAC). É professora do curso de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, coordenadora de projetos de ensino, pesquisa e extensão no campo da cultura e demandas sociais.

As inscrições continuam sendo realizadas normalmente pelo endereço www.vigiai.org.br/simposio.

Não fique fora dessa!